domingo, 13 de janeiro de 2013

Guardar dinheiro tem que ser uma solução e não um problema

Quem nunca teve a dor de cabeça de ver na fatura do cartão de crédito que gastou mais do que deveria? Ou contou os dias para cair o próximo pagamento e cobrir logo o vermelho do cheque especial?

Somos humanos e não máquinas e a vida é cheia de imprevistos e oportunidades. O primeiro erro de quem quer se organizar financeiramente é achar que nunca mais pode gastar um pouco mais do que deveria. Devemos, claro, nos preocupar em fazer disso cada vez mais uma exceção do que uma regra... Mas se planejar financeiramente tem que ser uma solução e não mais uma preocupação chata dessa vida.

Um hábito simples e que demanda apenas um pouquinho de determinação pode mudar tudo. Guardar 10% do salário para criar uma reserva de emergência. Como o próprio nome diz, esse dinheiro é para imprevistos: uma multa de trânsito, uma extravagância nas compras ou um passeio a mais na última viagem.

Com prudência e organização, podemos aproveitar muito mais essa vida e nos preocuparmos bem menos. A reserva de emergência é a primeira caixinha para organizar seus investimentos com sucesso.

Saiba mais sobre a tática das três caixinhas e como construir sua reserva de emergência aqui em baixo, na minha última coluna Planejamento financeiro: só para mulheres:

http://br.financas.yahoo.com/noticias/planejamento-financeiro-para-mulheres-reserva-emerg-ncia-134100284--finance.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário